Papa Francisco nomeou para a Arquidiocese de Londrina Dom Geremias Steinmetz

POSTADO EM 20 de Junho de 2017

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, dia 14 de junho, Dom Geremias Steinmetz, o atual Bispo de Paranavaí como o novo Arcebispo de Londrina. 

Ele será o quinto Arcebispo desta Sé Apostólica, que estava com sede vacante desde 16 de novembro de 2016, após a nomeação de Dom Orlando Brandes como Arcebispo de Aparecida.

Em nota, o novo bispo afirmou: "Espero poder, no exercício do encargo a mim confiado, percorrer todos os dias com fidelidade e alegria os caminhos da caridade, essa é minha missão como pastor. Antes mesmo de vos conhecer já vos amo. Agradeço a toda Diocese de Paranavaí, a delicada e preciosa fraternidade a mim demonstrada e que me encoraja a seguir confiante nessa minha nova missão”.


Histórico

Dom Geremias Steinmetz nasceu dia 26 de fevereiro de 1965 em Sede Ouro, Sulina, PR. É filho de Ana Maria Bieger Steinmetz e Carlos Nicolau Steinmetz (já falecido). Têm 11 irmãos (dois falecidos). Após o curso primário ingressou no Seminário São João Maria Vianey, em Palmas, Francisco Beltrão e dia 09 de fevereiro de 1991 foi ordenado presbítero por Dom Agostinho José Sartori na Diocese de Palmas, onde cumpriu todo o seu ministério presbiteral.

No exercício do ministério sacerdotal na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão foi Vigário Paroquial na Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas; Reitor do Seminário de Filosofia Bom Pastor e Diretor do Instituto Sapientia de Filosofia; coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, membro do Conselho de Presbíteros, Conselho Diocesano de Formadores e Colégio de Consulares. Fez mestrado em Liturgia pelo Instituto Santo Anselmo, em Roma, Itália.

Foi ordenado bispo em 25 de março de 2011. Tendo como lema episcopal “Cognoverunt Eum In Fractione Panis” (Reconheceram-no ao partir o Pão). Tomou posse na Diocese de Paranavaí aos 09 de abril de 2011. Enquanto bispo foi eleito vice-presidente do Regional Sul II da CNBB e bispo referencial da Caritas Regional.

Dom Geremias Steinmetz é o 5º Bispo Diocesano de Paranavaí e desde que assumiu a Diocese participou e participa ativamente de várias atividades relevantes, disseminando a evangelização, realizando obras sociais, acolhendo o próximo e resgatando valores.

Neste tempo, trabalhos importantes já foram realizados: remodelação do espaço da Cúria Diocesana; dedicação mais prioritária ao trabalho da catequese, da juventude e da família; retomada da capacitação dos presbíteros com estudos mais aprofundados; retomada da Pastoral Vocacional; maior incentivo à Câmara Eclesiástica da Diocese; remodelação da formação dos ministros Extraordinários a Serviço da Comunidade, e outros.

© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil